22 de set. de 2011

Ser e ser cidadão... eis a questão.


Faz tempo que não passo por aqui, nem mesmo por um repasso, é que no meio do caminho levei um tombo, ou melhor, vários de difícil recuperar.  As pegadas que deixo seguro que não serão as mesmas, contudo continuarei caminhando sobre as palavras, pensamentos, sobre a vida, ou simplesmente sobre nossa melhor forma e o porquê de existir!  
E nada melhor para me atiçar, para me motivar do que o tema “SER CIDADÃO” na forma como o encontrei: ser cidadão é ser politizado, ou, se o “ser” é politizado, sabe votar com consciência e “franqueza em seu coração” ele então é um bom cidadão!
Enquanto penso em como poderia ser didaticamente rico para a formação do cidadão, convencer a todos embarcarmos no flutuador do Tramontina, e salvarmos o Tietê, em http://portal.aprendiz.uol.com.br/2011/08/04/formacao-para-a-cidadania-e-a-escola-com-isso/, ler Joaquim Nabuco, Memórias de um Sargento de Milícias, O que é Isso, Companheiro? Vidas Secas, etc., ou http://educarparacrescer.abril.com.br/index.shtml, e também http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm, e é para crianças, lindinho!!! Além de voto consciente, primeiro ensina a criança como, porque e para que ter essa consciência, “ser” social (com) participativo.
E então continuo: quem nasceu primeiro? O ovo, ou a galinha? A escola faz a sociedade ou a sociedade faz a escola? E o professor? E o educador? E o ...