3 de abr. de 2011

COM TANTA SIMPLICIDADE FALASE BEM A VERDADE ... GRANDE CECÍLIA

Os homens têm complicado tanto o mecanismo da vida que já ninguém tem certeza de nada: para se fazer alguma coisa é preciso aliar a um impulso de aventura grandes sombras de dúvida. Não se acredita mais nem na existência de gente honesta; e os bons têm medo de exercitarem sua bondade, para não serem tratados de hipócritas ou de ingênuos. (Cecília Meireles, Tempo incerto)
          Eu até entendo, mas como educadora Biopsicosociocultural me preocupa muito ver as pessoas sem uma agrupação consciente de cidadania, de participação na construção de suas vidas, não sabendo interpretar o passado dissipando assim o futuro, pois vivem um presente como se estivessem extasiadas, arrebatadas por uma inconsciência que as inviabilizam, um  desnorteio. Não vivemos mais em estado de ditadura, contudo estamos ainda construindo a democracia onde a injustiça social e a corrupção é devastadora, no entanto, neste espaço tão virtualmente positivo e benéfico, que podemos usar agora para pesquisar o passado (Para frente Brasil, Zuzu Angel, Feliz ano Velho, Hércules 56, O que é isso, Companheiro? Lamarca... Memórias do Cárcere Graciliano Ramos... ver filme “Desaparecido”), e assim decifrar a nós por quê culturalmente somos o que somos no presente, e CONSCIENTEMENTE e CONSEQUENTEMENTE fazer e ser cidadania, participar, construir, valorar a própria posição e opinião, debater de forma inteligente e respeitosamente com o outro, o Brasil ainda está fora do brasil.

CIDADANIA É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO, APRENDER A SER, DE CULTURA, ENSINAR A SER, PASSAR O MODELO DE CIDADÃO, O NOSSO POVO NÃO SABE SER CIDADÃO, QUAL O SEU MODELO, NÃO É CONSCIENTE. NÃO TEMOS DEFINIDO O MODELO DE CIDADANIA PARA PODER PASSAR CULTURALMENTE ISSO PARA GERAÇÃO E GERAÇÃO.
sIM, COMO OS INDIOS, QUE PASSAM SUA CULTURA, SENTADOS EM VOLTA DE UMA FOGUEIRA ATRAVÉS DOS CONTOS, POR EXEMPLO. ESSE PROCESSO SE CHAMA ENCULTURAÇÃO, O QUE ADQUIRIMOS COM A FAMÍLIA, A ESCOLA, A COMUNIDADE E INTERAGIMOS COM A SOCIEDADE.


Essa minha... digamos, frustração provem do cenário político que estamos “vendo” e ainda o que há por vir.
O que me deixa mais triste é que ainda ouço “cidadãos” dizendo que para eles tando dá, que não os interessa a política (¡Cristo Dios, rezai por nosotros!), ou ainda, muitos dos “opine” no portalbarueri.com

Grande Cecília Meireles!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário